Análise do álbum A Sinfonia de Tudo Que Há da banda Fresno

Denis Vini fez uma análise do mais recente álbum da banda Fresno – A Sinfonia de Tudo Que Há. Você já escutou ? Fica a dica: Escute

Fresno e A Sinfonia de tudo que há

Conheci a Fresno em 2006 por meio do clipe “Quebre as correntes” do álbum “Ciano”. Naquela época, o emocore estava começando a chegar para a grande massa via MTV e as rádios mais tocadas da época. Como é de costume no Brasil, tudo que atinge um alto nível de popularidade carrega, junto aos apoiadores, uma enorme dose de rejeição, algo que hoje em dia chamamos de Haters.

Álbum Ciano Banda Fresno
Álbum Ciano – Banda Fresno

Naquela época, a sensação era de que as bandas eram muito parecidas e de que a qualidade era muito nivelada. Mesmo assim, desde este tempo, era possível enxergar a Fresno como um diferencial.

Do “Ciano” pra cá, a Fresno continuou sua caminhada e estes 11 anos foram tempo suficiente para uma entrada e uma saída da gravadora Universal, 4 Álbuns de estúdio, 2 Ep’s e algumas mudanças de integrantes da banda. “Eu sou a Maré Viva”, Ep de 2014, foi o primeiro trabalho gravado pela formação atual e, em minha opinião, o ingresso da Fresno para o hall das melhores bandas de rock do Brasil.

Fresno - Eu sou a Maré Viva

No final do ano passado, a banda gravou seu primeiro Álbum com a nova formação: “A Sinfonia de Tudo Que Há” que, de acordo com a banda, é muito mais do que um nome, mas um conceito. Este disco conta com a participação especial de Caetano Veloso. Fiz um pequeno resumo do que senti ao escutar esse CD pela primeira vez:

A Sinfonia de Tudo Que Há - Fresno
A Sinfonia de Tudo Que Há – Fresno

Fiel às suas características e com uma notável maturidade tanto na parte musical quanto nas letras, o CD começa com a incrível “Sexto Andar”, canção reflexiva sobre a rotina cansativa que vivemos e conta com um dos trechos mais lindos que ouvi em toda minha vida: “No meu elevador, ninguém pode me enxergar, nem a Lei da Gravidade eu vou obedecer. Ninguém sente essa dor que me obriga a cantar do alto do meu sexto andar”. Essa letra somada a elementos musicais que me remetem a clássicos como Bohemian Rhapsody, fazem dessa uma das melhores canções da história da banda em minha opinião.

Fresno ao vivo

Um pouco pra frente, “Hoje Sou Trovão” traz uma versão diferente do Caetano Veloso, somando com uma letra reflexiva e cheia de analogias interessantes.

“Poeira Estelar”, foi o primeiro single do novo trabalho e me dá uma mistura de sensações boas com ruins. A letra fala sobre como somos pequenos em relação ao Universo e como essa impotência para resolver os problemas do mundo pode ser boa ou ruim, dependendo do caso.

Outro destaque fica pra música “O Ar”, canção guiada apenas por violão e voz. A melodia é tão linda que eu precisei ouvir pela terceira vez para ouvir a letra. Nas primeiras, a melodia me prendeu de forma tão incrível que a cabeça acabou voando para longe.

A faixa título “A Sinfonia de Tudo que há” conta uma história de alguém que pode ouvir e sentir o som de tudo o que o cerca. Mais uma melodia incrível com um encaixe perfeito com a voz do Lucas.

Você pode escutar o CD inteiro no canal oficial da banda no YouTube.

Banda Fresno

Recentemente, assisti a um vídeo da banda chamado “Coisas que GOSTAMOS mas temos VERGONHA” e, ao fim dele, os integrantes desafiam os fãs da banda a não se esconderem. A Fresno sempre foi a principal inspiração pro meu som e deixo aqui minha colaboração: Se ainda hoje, em pleno 2017, você se enquadra no grupo dos que criticam a Fresno sem nunca ter escutado, fica a dica: Escute.


Loja RockCine

Você que gosta de rock e cinema, não deixe de conferir a loja da RockCine. Decoração para sua casa, quarto, cozinha, roupas e acessórios, combinando o rock e cinema no seu estilo e o estilo da sua casa. Acesse: www.rockcine.com.br

Loja RockCine

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s