Guardiões da Galáxia vol. 2 – Análise

Denis Vini da RockCine preparou uma análise do filme Guardiões da Galáxia vol. 2, filme de grande sucesso nos cinemas, confira.

I am Groot

Nossa análise sobre o Guardiões da Galáxia 2

Recentemente, saiu no blog da RockCine uma análise do filme Logan. Utilizando as próprias palavras usadas pelo amigo Ronaldo Gomes, o filme Logan “não é uma produção para divertir com lutas e perseguições. Embora esteja muito bem recheada delas, a ação está a serviço de uma trama pesada e sombria”. Chega a ser engraçado afirmar que o segundo filme do Guardiões da Galáxia é quase o oposto desta análise e que, mesmo assim, também é um filme incrível.

guardiões da galáxia vol 2

Para ser honesto, fiquei um pouco receoso com esta continuação. O primeiro Guardiões foi um sucesso indiscutível e, parte disso, foi por conta do inesperado. Por se tratarem de heróis não consagrados, muita parte do público conheceu quem eles eram e suas características apenas quando assistiram no cinema. Neste caso, por conta da expectativa, o desafio seria maior.

O Guardiões da Galáxia 2 segue à risca a famosa (e já consagrada) Fórmula Marvel. Seguem alguns pontos que amarram este com alguns outros filmes da Casa das Ideias:

Drax - Guardiões da Galáxia vol. 2

  1. As cenas cômicas: De vez em quando (como foi no caso de Doutor Estranho), a Marvel recebe algumas críticas por conta de piadas fora de hora. Neste caso, as piadas fazem parte do contexto e trazem a leveza característica do filme. Destaque para as cenas do Drax, personagem que foi muito melhor aproveitado neste filme.

Ego - Guardiões da galáxia vol. 2

  1. Drama familiar: É comum nos filmes da Marvel o conceito de dramas familiares: Tony Stark, Peter Parker, irmãos Maximoff, entre outros. Neste filme, todo o enredo gira em torno da família do Peter Quill, sua dificuldade em aceitar a morte da mãe, um furacão de emoções em relação ao seu pai biológico que acabara de conhecer e seu relacionamento com Yondu que, para mim, é o ápice do filme.

Starlord Guardiões da galáxia vol. 2

  1. Um vilão semelhante ao herói: A Marvel utiliza várias vezes um vilão com características parecidas com a do herói principal, o que acaba virando uma espécie de contraponto. Vejam os exemplos de Thor x Loki, Capitão América x Soldado Invernal, Tony Stark x Justin Hammer, Homem Formiga x Jaqueta Amarela, entre outros. Desta vez, este formato foi mantido com Starlord x Ego que, obviamente, são muito parecidos embora tenham dimensões completamente distintas.

O filme começa com uma cena de ação muito divertida que acaba servindo tanto para refrescar nossas cabeças sobre cada um dos Guardiões quanto para ditar um ritmo para o filme. De fato, as cenas de luta são sempre um ponto forte e uma característica do filme, misturando humor com ação.

Cena inicial Guardiões da Galáxia vol. 2

Enquanto a história corre focada no Ego e no Peter, trechos humorados com o Drax, o Rocket e o Baby Groot vão sustentando o filme e tornando-o interessante do começo ao fim. Um amadurecimento de um relacionamento entre a Gamora e o Starlord também pode ser notado.

Baby Groot e Rocket Guardiões da Galáxia vol. 2

Também vejo como um diferencial a inserção da Nebulosa na trama, inclusive aumentando a dose de drama familiar. Vale lembrar que, nas HQs, ela rouba a Manopla do Infinito do Thanos enquanto ele está ocupado lutando com vários heróis. Isso combinaria demais com o terceiro filme dos Avengers, que já sabemos que terá a participação dos Guardiões da Galáxia. Será que a Nebulosa repete a cena épica?

Nebulosa e Thanos

De qualquer forma, acredito que os Guardiões estão, de uma vez por todas, consolidados na Marvel e no cenário de super-heróis após esse filme. Vale a pena assistir!


Loja RockCine

Você que gosta de rock e cinema, não deixe de conferir a loja da RockCine. Decoração para sua casa, quarto, cozinha, roupas e acessórios, combinando o rock e cinema no seu estilo e o estilo da sua casa. Acesse: www.rockcine.com.br

Loja RockCine

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s