Estrelas além do tempo – Crítica por Ronaldo Gomes

Luta de mulheres negras e anônimas por seu espaço retratada no filme “Estrelas além do tempo”. Ronaldo Gomes da RockCine preparou uma crítica do filme, confira.

Crítica do filme Estrelas Além do Tempo

“Estrelas Além do Tempo” é exasperante, levando a plateia à raiva e à frustração. Mas o filme não é ruim. Ao contrário, o desconforto é causado exatamente pelo perfeito retrato da realidade, que muitas vezes causa indignação.

Estrelas além do tempo

Isso ocorre porque Theodore Melfi, que escreve, produz e dirige o longa-metragem, escolheu contar a história de um grupo de pessoas que teve o azar de nascer com a cor e o sexo errados num país e num momento também errados. Não, o filme não se passa na África do Sul do apartheid, mas trata de um grupo de mulheres negras dos Estados Unidos, no começo dos anos 1960, época que brancos e negros não gostam de lembrar. Os primeiros pela vergonha desses tempos, os últimos pela triste memória. O roteiro, no entanto, mostra muito mais motivos para orgulho que negros e, principalmente, as mulheres devem sentir pela resistência e luta contra a discriminação.

Personagens Estrelas além do tempo

Desse ponto de vista, o filme é uma beleza. Misturando material documental da época, apresenta uma ficção sobre um grupo real de mulheres com forte aptidão para as ciências exatas que, trabalhando na NASA, precisou enfrentar todo preconceito da época, do país, dos homens em geral e até dentro de casa – e da comunidade negra da Virgínia, a primeira colônia americana, que teve a cidade de Richmond como capital dos Estados Confederados, defensores da escravidão, durante a Guerra de Secessão, (só para dar uma ideia do conservadorismo e segregacionismo do lugar).

O roteiro deveria ser usado em aula, nos cursos de cinema. Cada cena, por mais simples e corriqueira que pareça, é importante para o desenvolvimento da trama, bem como para determinar o caráter de cada personagem. E que personagens, se lembrarmos de que não são criação de Theodore Melfi, mas pessoas de verdade, que enfrentaram toda a adversidade para fazer um trabalho importantíssimo, para a história e política do país que as discriminava. Porque, apesar de tudo, sentiam orgulho de sua contribuição.

Brilho

Estrelas além do tempo elenco

E o elenco não fica devendo nada aos papéis representados. O comando da história fica por conta de Taraji P. Henson, em ótimo desempenho, Octavia Spencer, ganhadora do Oscar em 2011 por “Histórias Cruzadas”, e Janelle Monáe, mais conhecida como cantora, mas que se desincumbe com muita graça e charme. Se isso não bastasse, temos Mahershala Ali, como o coronel Jim Johnson, que vem surpreendendo Hollywood com uma série de atuações marcantes e acaba de ganhar um Oscar por “Moonlight”. E ainda Jim Parsons mostrando que pode fazer muito mais que o Sheldon Cooper de “The Big Bang Theory”.

Estrelas além do tempo - Kevin Costner

A trama é tão bem armada, que sobra até espaço para o esperado heroísmo de um Kevin Costner competente e preciso, numa batalha física contra uma placa de metal. Ainda que esse episódio ocorra na porta de um banheiro, o momento assume, como em muitas outras cenas, uma dimensão histórica e emocionante.

Além disso, a direção é segura e discreta, servindo sempre ao filme, sem ceder a nenhum exibicionismo egocêntrico, como nos acostumamos a ver em grandes produções. Já a direção de arte e o figurino são impecáveis, o que ajuda a passar a sensação de veracidade.

Estrelas além do tempo - Direção

“Estrelas Além do Tempo” é um longa de ficção e, como tal, não apresenta as coisas exatamente como ocorreram, mas retrata a luta de mulheres negras e anônimas por seu espaço de uma maneira bem humorada, humana e bela. E mesmo que não tenha acontecido como é mostrado, ele nos conta a história de uma forma que toca profundamente a alma e o coração. Enfim, um filme completo.


Loja RockCine

Você que gosta de rock e cinema, não deixe de conferir a loja da RockCine. Decoração para sua casa, quarto, cozinha, roupas e acessórios, combinando o rock e cinema no seu estilo e o estilo da sua casa. Acesse: www.rockcine.com.br

Loja RockCine

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s