Precisamos falar de Them Crooked Vultures

Ricardo Góis da RockCine conta um pouco da banda Them Crooked Vultures, confira.

THEM CROOKED VULTURES

O nome é esquisito, mas soa bem e não tem significado algum. Possível que seja reflexo do nível de despretensão da banda, que surgiu em 2009, lançou apenas um álbum e excursionou um tanto até 2010, tocando em festivais do porte de Coachella, Rock Am Ring e Roskilde. Depois disso, simplesmente sumiu.

Them Crooked Vultures

E por que uma banda que lançou apenas um álbum há 8 anos deveria ser assunto ainda? Dois motivos: o play é fantástico e banda – na realidade trio – conta com Josh Homme, John Paul Jones e Dave Grohl. Isso significa juntar Queens Of The Stone Age, Led Zeppelin e Nirvana, já que Dave toca bateria.  Claro que a formação foi chamada de “supergrupo”, expressão que sempre me soa exagerada. A expectativa em cima do grupo era grande, com razão.  Homme é a cabeça pensante por trás do QOTSA, Grohl possivelmente o baterista mais icônico dos anos 90 e Jones, o mais underrated entre eles, fez parte de uma das bandas mais essenciais que se tem notícia.

Banda Them Crooked Vultures

O álbum foi liberado para streaming em 9 de novembro de 2009, mas em setembro do mesmo ano o grupo anunciou duas turnês, nos EUA e Reino Unido. Os ingressos para os shows em terras britânicas esgotaram em doze horas, antes da banda disponibilizar qualquer registro do que seria o disco. Dá para concluir que tinha bastante gente ansiosa para ouvir o que sairia da fusão dos três músicos que vem de gerações e escolas diferentes.

Them Crooked Vultures ao vivo

O resultado é espetacular. 13 faixas de rock’n’roll que passeiam entre musicas mais diretas, outras mais atmosféricas e tudo muito bem executado. Individualmente, é uma chance de ouvir os membros todos trabalhando de maneira diferente do que se ouviria em suas bandas de origem. As linhas de baixo se sobressaem bastante, a bateria é um assombro, muito mais técnica do que conhecemos de Nirvana e Foo Fighters e a voz e guitarra de Josh soam diferentes do costumeiro.

O som diferente dos membros da Them Crooked Vultures

“New Fang” e “Mind Eraser, No Chaser” foram os singles do álbum. Diretas, mas com todos os integrantes mostrando uma desenvoltura muito grande em seus instrumentos, apesar da total ausência de firulas. “Scumbag Blues” poderia facilmente estar em algum disco do Cream. “Elephants” sai do hard rock dobrado para um riff mais arrastado e “Gunman” tem um beat quase pop. Com todas as variáveis, o álbum tem sempre o pé numa sonoridade pesada não muito processada, que acaba ficando num meio termo entre a sujeira que é peculiar a maioria da discografia do Queens Of The Stone Age e ao excelente trato que as gravações do Led Zeppelin sempre tiveram, principalmente de “Led Zeppelin 3” em diante.

Álbum Them Crooked Vultures

Você provavelmente deve estar se perguntando: “Mas por que esses caras se juntaram para produzir essa pedrada e desencanaram tão rápido?”. Eu penso igual e acho uma pena a banda ter ( por enquanto, espero ) encerrado as atividades. Atrito entre os integrantes nunca foi notícia. Josh Homme e Dave Grohl trabalharam juntos mais de uma vez após o Vultures, no excelente documentário/álbum “Soundcity – From Reel To Reel”e no ultimo lançamento do QOSTA, “…Like Clockwork”.

Álbum ...Like Clockwork

O Foo Fighters é uma das bandas que mais trabalha no mundo. Dificilmente se passam 2 anos sem um novo disco, períodos recheados com extensas turnês que incluem America do Sul e Europa além da terra natal do grupo. Logo, nao sobra muito tempo livre.  O Queens talvez não tenha o mesmo ritmo, mas Homme sempre acaba se envolvendo em outros projetos, como o Eagles of Death Metal, Desert Sessions e até Lady Gaga. O homem toca guitarra em “Perfect Illusion”, um dos últimos singles da diva pop, parceria um tanto improvável. John Paul Jones talvez seja o mais sossegado da turma, mas é apenas 1/3 da equação.

Além das agendas bastante movimentadas, talvez o grupo, mesmo com toda a pompa e a inegável qualidade do álbum, não tenha conseguido capitalizar em cima do trabalho apresentado. Não sei dizer ate que ponto isso seria um problema, mas  no fim das contas, negocio é negocio.  Consigo imaginar também que o trio simplesmente tenha julgado que o proposito da banda era este. Um álbum, alguns shows e chega.

Them Crooked Vultures

A noticia ruim é que no Spotify não é possível ouvir o álbum. A boa é que a banda nunca encerrou de fato as atividades e ainda é fácil achar onde baixar as musicas. Seguimos na torcida para que algum dia, o  trio ache tempo e uma boa razão para se juntar novamente.


Loja RockCine

Você que gosta de rock e cinema, não deixe de conferir a loja da RockCine. Decoração para sua casa, quarto, cozinha, roupas e acessórios, combinando o rock e cinema no seu estilo e o estilo da sua casa. Acesse: www.rockcine.com.br

tela-rockcine-site

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s