Irmãos Gallagher além dos conflitos

Banda Oasis gerava amor e ódio no público devido a relação intensa dos irmãos Gallagher. Denis Vini da RockCine conta mais da carreira dos irmãos.

Os irmãos Gallagher

Existe uma grande lista de bandas formadas por irmãos: AC/DC, Beach Boys, Van Halen, Kings of Leon, Sepultura, Bee Gees, etc. Noel e Liam, os irmãos Gallagher, eram o coração do Oasis e são um dos maiores exemplos de banda familiar (e de seus conflitos).

Noel Gallagher e Liam Gallagher

Quando Noel saiu do Oasis em 2009 (o que culminou com o fim da banda), ele afirmou em nota oficial que “não poderia trabalhar nem mais um dia com Liam” e, em várias entrevistas seguintes, atribuiu o fim da banda ao mau comportamento do irmão mais novo, que segundo ele, não tinha comprometimento e era um completo babaca.

Banda Oasis

O Oasis chegou a ser por um tempo a banda de rock que eu mais acompanhei. Sabia de todas as notícias, músicas novas, participações em premiações e, é claro, discussões entre os irmãos.

Para mim, o papel dos dois era muito claro na banda: Liam, o rockstar, o frontman, a voz característica. Noel, por outro lado, era o líder, o compositor, a mente pensante.

Em muitos casos, o vocalista acaba se tornando a imagem da banda, a figura que dá entrevistas e representa a banda nos momentos mais importantes. No Oasis, a importância dos dois irmãos era a mesma. Sempre que alguém falava deles, vinha a imagem dos dois juntos e, por muitas vezes, o single da banda era cantado pelo Noel, em casos como Don’t look back in anger, The Masterplan, Little by little e The Importance Of Being Idle. Nesses casos, quando a banda tocava em programas de televisão, por exemplo, o Liam nem aparecia.

Noel Gallagher

Em 2009, assisti a um show deles em São Paulo e notei que a atenção do público ficava muito dividida. O Noel era quem falava com o público, apresentava as canções e fazia o papel de líder. O Liam, durante o show, parecia se preocupar apenas em cantar, mas era incrível o buraco que ficava no palco quando ele saía para que o irmão liderasse o vocal em uma música.

Após a separação, o irmão mais novo juntou todo mundo do Oasis e criou a Beady Eye, enquanto o irmão mais velho apostou na carreira solo com o Noel Gallagher’s High Flying Birds, tendo mais notoriedade na mídia e maior aceitação dos fãs.

Beady Eye e Noel Gallagher's High Flying Birds

Hoje, após mais de 7 anos do término da banda, ouvimos rumores o tempo todo sobre um retorno, um reencontro do Oasis. Porém, eles não nos encorajam muito a acreditar nisso. Noel disse, certa vez, que se a banda se reunisse outra vez, seria apenas pelo dinheiro (e que ele não precisava disso). Por outro lado, Liam anunciou no fim de 2016 que vai gravar um projeto novo para 2017, sozinho, que ele insiste em dizer que não é um projeto solo, mas sim apenas “10 ou 11 canções elegíveis para serem gravadas”.

Eu, como grande fã, torço por um reencontro do Oasis, mas não acredito muito nisso. Por enquanto, me contento com os relançamentos de músicas remasterizadas, os documentários e as pequenas discussões pela mídia.

Mas, pensando bem, depois do retorno da dupla Slash/Axl, não me parece impossível um retorno dos irmãos Gallagher.


Loja RockCine

Você que gosta de rock e cinema, não deixe de conferir a loja da RockCine. Decoração para sua casa, quarto, cozinha, roupas e acessórios, combinando o rock e cinema no seu estilo e o estilo da sua casa. Acesse: www.rockcine.com.br

tela-rockcine-site

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s