Análise de Doutor Estranho – Uma variação do tradicional herói Marvel

Ronaldo Gomes faz uma análise, sem spoilers, desse herói que foge do tradicional Marvel Doutor Estranho, confira aqui na RockCine.

Doutor Estranho

Será que dá para ter alguma novidade em filme de super-herói (ou a única saída seria o humor desbragado, como Deadpool)? O mais recente exemplar da Marvel indica que sim. Mas a razão para isso está no personagem, que não é só mais uma variação do tradicional salvador do planeta.

Doutor Estranho

Claro que é uma superprodução com o principal intuito de entreter o público e gerar a maior receita possível, enquanto o estúdio prepara o próximo episódio de “Vingadores”.  Mas Doutor Estranho é um herói diferente, que merece o nome e prova que Stan Lee não é só um editor de quadrinhos sortudo que submeteu um exército de criadores geniais a suas regras e agora se diverte contando dinheiro e fazendo participações nos filmes da Marvel.

Stan Lee

Origens

Lançada em 1963, a HQ (de autoria do próprio Lee e de Steve Ditko) enveredou pelo caminho, logo depois trilhado por artistas de várias áreas, do Oriente e sua visão mística do universo, que levou os Beatles à Índia e os livros de Carlos Castañeda ao topo das listas de mais vendidos.

Na adaptação para a tela, dirigida por Scott Derrickson, esse viés é valorizado tanto na história quanto no tratamento visual. A maior prova dessa intenção está no livro que Stan Lee, em sua indefectível aparição, tem nas mãos. “As portas da percepção”, de Aldous Huxley, foi a primeira referência para todo o mundo que estudou ou trabalhou com o universo das drogas alucinógenas das sociedades não ocidentais e como elas afetam a mente e o entendimento da realidade. Isso propicia o melhor do espetáculo visual, cheio de efeitos digitais: a ciência a serviço da magia!

Tratamento Visual de Doutor Estranho

Como existem intersecções de realidades e universos, as cenas de ação, muitas vezes, são literalmente estonteantes. Mas não por causa de abuso de direção e/ou montagem ou simples pirotecnia de efeitos mirando apenas embasbacar a plateia. A dimensão mágica substitui as perseguições com veículos ou batalhas campais, a que estamos tão acostumados, por sequências de tirar o fôlego. Algumas delas lembram “A Origem”, escrito e dirigido por Christopher Nolan, em 2010, só que elevadas à décima quarta potência, seja em volume ou velocidade.

Efeitos Visuais de Doutor Estranho

Equilíbrio futuro

Além dessa dimensão visual, há os diálogos inteligentes e muito bem humorados, quebrando com a austeridade seja do ambiente hospitalar ou místico. E por último, mas não menos importante, o elenco, que ajuda a elevar o filme de patamar.

Nem dá para falar de Rachel McAdams, Chiwetel Ejiofor e Mads Mikkelsen, bastante conhecidos por trabalhos que já lhes renderam fama e respeito, mas vale destacar Tilda Swinton, que sempre se encaixa com perfeição em papéis que parecem impossíveis para seres humanos normais. Basta lembrar seu andrógino anjo Gabriel, uma das poucas coisas boas em “Constantine”, dirigido por Francis Lawrence em 2005, ou a requintada vampira Eve do, infelizmente, pouco visto “Amantes Eternos”, de Jim Jarmusch, 2013.

Elenco Doutor Estranho

Mas o grande trunfo do elenco de “Doutor Estranho” é seu protagonista. Benedict Cumberbatch chega para dar mais equilíbrio ao Universo Marvel. Até agora, o Homem de Ferro sempre acabava tendo maior destaque que os outros vingadores por causa de Robert Downey Jr. Como seu personagem é uma brilhante construção (como quase tudo que é feito pelo ator), inevitavelmente ganhava mais espaço. Mas as coisas devem mudar.

O Doutor Estranho desenvolvido por Cumberbatch não só convence como impressiona. Agora, entre os músculos de Thor, a eficiência do Capitão América e a doçura de Mark Ruffalo como Bruce Banner, o Doutor Estranho deve abrir espaço para contrabalançar o charme de Tony Stark.

__________________________ Loja RockCine ___________________________

Você que gosta de rock e cinema, não deixe de conferir a loja da RockCine. Decoração para sua casa, quarto, cozinha, roupas e acessórios, combinando o rock e cinema no seu estilo e o estilo da sua casa. Acesse: www.rockcine.com.br

tela-rockcine-site

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s