Como o Rock ficou depois do fim da banda Nirvana

Como seguiu o Rock depois da perda de umas das bandas mais icônicas dos anos 90, o Nirvana. Confira a crítica do rock dos anos 2000 do Denis Vini.

2000’s

O Rock acabou no Nirvana? Esse debate já aconteceu em diversos momentos de nossas vidas e eu quero conversar a respeito desse tema. Importante pra discussão: quando o Nirvana acabou, eu não tinha nem 4 anos de idade.

Banda Nirvana

O Rock passou por estilos e formatos distintos pelas décadas de 50, 60, 70 e 80, mas sempre teve algo em comum: a hegemonia mundial. Passou por fases progressivas, pesadas, alternativas, mais voltadas pro Pop, pro Punk, pro Folk, pro Metal e até pelo Glam (seja lá o que isso quer dizer).

Cresci ouvindo bandas de Rock que já tinham acabado ou que, pelo menos, já tinham passado de sua fase de ouro, como Led Zeppelin, Beatles, Hendrix, The Doors, AC/DC, Kiss, etc.

Também peguei bandas mais ou menos da mesma época do Nirvana, como Oasis, Radiohead, Foo Fighters (obviamente, pós-Nirvana) e Red Hot Chili Peppers. Tirando o Nirvana, essas bandas da segunda lista já passam a ideia de rock diluído pro cara mais das antigas. Já ouvi o termo “começo do fim” ao falarem delas. Mas também são argumentos mais fortes para os que garantem que “não, o rock não acabou com o Kurt Cobain”.

Banda Oasis

Mas, meu ponto é: e depois de 2000? O que aconteceu de lá pra cá? Existe algo que preste nessas bandas? Posso ouvir alguma dessas coisas sem ficar decepcionado?

No início dos anos 2000, o Rock passou a dividir demais os holofotes com o Pop e com a música eletrônica. Além disso, essa era a primeira geração da música que já nascia 100% conectada à Internet. Estilos alternativos (que, à propósito, já existiam na década de 90) passaram a usar demais a rede para se divulgarem e ganharam imediatamente a atenção de jovens órfãos de um Rock que os representasse. Alguns cenários ganhariam notoriedade ali: o Indie, o Hardcore e o estilo Linkin Park (sei lá onde eles se encaixam).

Em 2001, surgiu uma banda que, na minha opinião, foi a responsável por trazer de volta o bom Rock n’ Roll: The Strokes, com uma mistura entre elementos dos anos 80 e um estilo alternativo, underground, de bandas de garagem. Este estilo puxou a fila de várias outras bandas relevantes e interessantes no cenário mundial. Arctic Monkeys e Kings of Leon são minhas preferidas, com um toque de “modernidade” sem perder a essência de antigamente.

The Strokes

Pra mim, não há dúvida: o rock não morreu em abril de 1994. Talvez, tenha apenas mais concorrentes de peso para atingir a grande massa (no Brasil, principalmente!). Vale a pena dar uma chance pro novo Rock. Vocês não irão se arrepender.

Uns bons discos pra ouvir (caso não saiba por onde começar):

The Strokes – Is This It
The Strokes – Is This It
Kings of Leon – Only by the night
Kings of Leon – Only by the night
Arctic Monkeys – Whatever People Say I Am, That's What I'm Not
Arctic Monkeys – Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not
The Killers – Hot Fuss
The Killers – Hot Fuss
The White Stripes – Elephant
The White Stripes – Elephant

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s